segunda-feira, 25 de abril de 2011

Idosos sociáveis vivem mais

Pesquisadores da Universidade de Havard (Boston, Estados Unidos) comprovaram que passar horas agradáveis com outras pessoas pode prolongar a expectativa de vida dos idosos. Eles avaliaram quase três mil idosos americanos para ver como estes passavam o seu tempo em uma variedade de atividades diárias, como assistir eventos esportivos, praticar jogos, dançar ou ir a restaurantes.
Após cerca de 10 anos de acompanhamento, os pesquisadores observaram que os idosos que dedicavam mais tempo do seu dia  realizando atividades sociáveis, apresentavam uma chance de viver 20% maior, quando comparados com aqueles idosos que se relacionavam pouco com  outras pessoas.
Permanecer em contato com outras pessoas reduz a ansiedade e diminui a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina. Este último hormônio influencia diretamente o sistema cardiovascular, pois aumenta os batimentos cardíacos e a  pressão sanguínea.
Os hormônios do estresse contribuem para o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes, doença de Alzheimer e outras, típicas do processo de envelhecimento. Pessoas mais sociáveis, com menores níveis sanguíneos destes hormônios, se recuperam mais rapidamente de cirurgias e necessitam de uma quantidade menor de analgésicos. O idoso que participa de atividades sociais, sente que faz parte de um contexto, ganhando maior ânimo, confiança e autoestima.

Material pesquisado pela voluntária online Maria Lúcia Braga.

  http://www.queroviverbem.com.br/materias.php?c=melhor-idade